8 de jun. de 2012

Quem sou como professor e aprendiz?

Minha prática docente faz de mim enquanto professora e enquanto ser humano uma pessoa sempre reflexiva. Encaro o processo de ensino aprendizagem como um meio e não um fim, e que depende da reflexão – ação – reflexão incessantemente. Não me vejo em sala de aula como detentora do saber; procuro deixar o ambiente sempre propício para que ao alunos sintam liberdade de opinar, aprovar ou contrapor todo o meu jeito de lecionar. Sempre aprendi muito com eles e confesso-lhes isso sem receio. Não me vejo numa escala acima de ninguém, sei que o conhecimento está para todos e que nunca se acaba. Nossa missão enquanto educadores é justamente multiplicar e renovar todo o saber que adquirimos nas diversas formas.
Sempre procuro em minhas metodologias trabalhar informações do cotidiano já tendo em mente que muitos já ficam aguardando a oportunidade de perguntar: O que isso tem a ver com minha vida pessoal e social? Vou precisar disso em algum momento em minha vida? Não cobro deles apenas uma resposta que seja aceita por mim como única, e sim todas que vem de seu raciocínio mesmo que não estejam totalmente certas, mas admito que o conhecimento pode ser construído através de erros, percalços que podem encaminhar a uma solução satisfatória.
Apóio o trabalho dos colegas também sugerindo alternativas metodológicas e aproveito sempre algo que eles me oferecem. Enfim, gosto muito de diversificar as aulas, avaliações, enfim tudo gira em torno do presente (refletindo o passado e planejando o futuro) o que acontece em cada turma, com cada aluno, é sempre levado em conta para aperfeiçoar minhas relações interpessoais e profissionais.
Foi assim que me posicionei na Atividade 1 da I unidade, onde tínhamos que levar em consideração os seguintes pontos de reflexão: Sou um professor que desperta a curiosidade do aluno? Busco preparar meus alunos para utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento? Desenvolvo uma prática interativa com os alunos? Ouço suas idéias? Aprendo com os alunos? Com os colegas? Faço mudanças na minha forma de ensinar?Por quê? Sinto-me confortável quando isto acontece ou tenho receio?


2 comentários:

  1. Marly, nós professores somos eternos aprendizes. Não podemos parar no tempo. Vamos estudar, descobrir, ensinar e aprender nesta nova sociedade do conhecimento e da informação.

    ResponderExcluir
  2. achei interessante a mensagem
    fala sobre o interesse do professor para com o aluno

    by mariana e raedson

    ResponderExcluir