6 de jun. de 2012

Aprendizagem significativa e o uso de Tic no trabalho por projetos!


Na 5ª atividade da I unidade tivemos que fazer uma pesquisa sobre uma experiência de trabalho por pedagogia de projeto, realizada no contexto da escola , selecionar um e analisar. Escolhi um tematizado como: DESVENDANDO A JANELA DE VIDRO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA ESCOLAR DE MÍDIA-EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA. O presente trabalho relata pesquisa-ação relacionada ao tema da mídia-educação, realizada em uma escola pública de Florianópolis (SC). O referido estudo fez parte da pesquisa intitulada “Luz, câmera, pesquisa-ação: a inserção da mídia–educação na formação contínua de professores de educação física”, apresentada como dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação. A pesquisa decorreu como desdobramento de um curso de formação contínua de professores de educação física da rede municipal e que depois foi aplicada numa escola. Achei muito interessante, já realizei alguns parecidos, e a partir deste posso renovar minhas idéias e aprimorar minhas metodologias de ensino. Tentei pegar a síntese, mas à medida que ia lendo e admirando sentia necessidade de compartilhar com os colegas o quanto podemos estar enganados quanto ao uso e manuseio das novas tecnologias, não é um bicho de 7 cabeças. Achei muito bom o fato de terem usado as mídias e trabalhar em sintonia com o conteúdos mídia – educação – educação física. Aconselho a ler o projeto na íntegra. Vale a pena! Ver que o projeto decorreu de um curso de formação contínua e que pelos resultados deu muito certo só nos leva a constatar o quanto é valiosa a formação continuada e o quanto necessitamos da ajuda um do outro, da troca de experiências, de incentivo, de reciprocidade e mútua colaboração para dar prosseguimento a esta missão nobre que é a educação. Concordam? Cada vez mais percebo o quanto as TICs têm contribuído para a dinamicidade do meu trabalho, não consigo fazer muita coisa sem usar meu computador, sem acessar a internet, visitar sites e blogs, participar de fóruns. Faço minhas avaliações escritas bem personalizadas, uso a TV pendrive para correção de atividades, revisões, exibição de vídeos, imagens, faço slides e filmes, e acredito que não posso deixar de usar meus conhecimentos e os instrumentos que estão em meu acesso, bem como continuar em busca de mais informações para proporcionar aos meus alunos mais bagagem.
O uso das tecnologias midiáticas tende a deixar as situações mais agradáveis e criativas. Dão mais vida, e cor. Do mesmo modo o trabalho com a Pedagogia de Projetos ressignifica o processo de ensino–aprendizagem e retroalimenta todos os envolvidos. Mas por que será que muitas pessoas ainda se sentem receosas em desenvolver atividades como estas?
Leia o artigo na íntegra! Para entendermos melhor o conceito de projeto e como ocorre o processo de ensino e aprendizagem utilizando projetos, acessamos o artigo: Pedagogia de projetos: fundamentos e aplicações, da professora Mª Elisabette B. B. Prado que encontra-se no livro Integração das Tecnologias na Educação (2005) que pode ser baixado aqui.

Um comentário: